sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Aprovado o PEA 2013-2016 (Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas Francisco de Arruda)


Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas Francisco de Arruda (que inclui a nossa Escola)  acaba de ser aprovado, encontrando-se disponível para consulta e download no blog da APEE.

O Projeto, que respeita ao triénio 2013-2016, sublinha, logo na capa, o grande objetivo pedagógico "Melhores Práticas, Mais Sucesso", pretendendo afirmar o Agrupamento como um "Pólo Educativo, Desportivo e Cultural".

O documento explicita a missão, visão e valores do Agrupamento; carateriza o Agrupamento, em termos de escolas, alunos, professores e outros funcionários, bem como o território educativo em que este se insere (comunidade local); promove um diagnóstico ao Agrupamento, no contexto interno e externo (análise SWOT aos pontos fortes, pontos fracos/ problemas, oportunidades/ áreas de melhoria e ameaças/ constrangimentos); define os eixos de intervenção prioritária do Agrupamento, apontando estratégias e metas concretas a atingir; elenca áreas de intervenção, projetos e programas essenciais à promoção do sucesso educativo; define as metas gerais; e concretiza os respetivos moldes de operacionalização e avaliação.

Quanto aos eixos de intervenção prioritária, identifica os seguintes:
1. Apoio à melhoria das aprendizagens;
2. Prevenção do abandono, absentismo e indisciplina;
3. Gestão e organização;
4. Relação Escola - Família - Comunidade e Parcerias.

Para os Pais e Encarregados de Educação dos alunos da EB1 Raúl Lino, a consulta ao documento reveste-se de vital importância, não só para tomarem conhecimento da realidade e contexto educativo que o diagnóstico fornece, como também - e mais importante - para se poderem envolver de forma empenhada e participada na estratégia, objetivos/ metas e ações concretas apontadas pelo documento.

Nomeadamente no eixo de intervenção prioritária 4, relativo à relação Escola - Família, o Projeto prevê:

- uma ação de interação escola-famílias, com o objetivo de corresponsabilizar os encarregados de educação no percurso escolar dos seus educandos, concretizando-se em sessões de acolhimento e encontros informais na escola com a Direção do Agrupamento (1 sessão anual e 1 encontro trimestral) e reuniões periódicas com os professores titulares de turma (3 reuniões por turma/ ano letivo);

- uma ação de interação escola-associação de pais, com o objetivo de promover a intervenção dos pais e encarregados de educação na vida escolar dos seus filhos/ educandos, aumentando a sua qualidade e representatividade e colaborando na consolidação das APEE's, concretizando-se em reuniões formais periódicas com as APEE's (1 reunião por trimestre).

A APEE Raúl Lino já realiza reuniões periódicas com a equipa da Escola, em Conselhos de Escola alargados à participação de representantes da APEE. Todavia, em face deste documento, a APEE irá agora promover um acompanhamento mais próximo, envolvido e participado, nas várias frentes que este Projeto Educativo estabelece, procurando contribuir para o mais amplo sucesso do mesmo.

A APEE parabeniza, desde já, o Agrupamento, pela elaboração e disponibilização deste importante instrumento de ação educativa.

Nota aos Pais e Encarregados de Educação: caso se queiram pronunciar sobre este documento e/ou sugerir formas de contribuir para a operacionalização do mesmo, poderão endereçar as vossas exposições, por escrito, para o e-mail da APEE: paiseb1raullino@gmail.com.


Nota final comparativa: a APEE lembra que também se encontra disponível neste blog o Projeto Educativo do Agrupamento relativo ao triénio anterior (2009-2012), cuja leitura comparada poderá fornecer informação interessante, nomeadamente sobre a nossa escola. Este Projeto incide mais na componente de caraterização e diagnóstico, fornecendo dados interessantes sobre os alunos, os agentes da comunidade escolar (externos às escolas) e os recursos/ infraestruturas das escolas.

Sem comentários:

Enviar um comentário