terça-feira, 3 de dezembro de 2013

2013: Ano Internacional da Matemática do Planeta Terra (Jogo "Planeta Matemático")



O ano de 2013 foi proclamado pela UNESCO como "Ano Internacional da Matemática do Planeta Terra" (MPE2013). Em Portugal, esta iniciativa merece destaque num site próprio, o MPT2013.

Uma das mais emblemáticas atividades, a nível nacional, inscritas nesta égide está a ser dinamizada pela Universidade de Coimbra e chama-se "Planeta Matemático 2013".


O "Planeta matemático 2013" é um jogo de tabuleiro que apresenta questões matemáticas relacionadas com o planeta Terra. Este inclui provas de cultura, habilidade, sorte e estratégia.

Há quatro versões do "Planeta matemático 2013", dependentes do nível de ensino:

O jogo é constituído por:
  • um tabuleiro,
  • um conjunto de trinta cartas missão,
  • e um conjunto de cem cartas desafio de cada categoria.

(tabuleiro de jogo para o nível 1 - 1º ciclo)
 
O jogo resultou de um desafio às escolas, para que apresentassem as suas propostas de perguntas/ desafios, a integrar o jogo. Os trabalhos selecionados foram incorporados na versão final do jogo, que agora se apresenta disponível para download em versão digital, estando a ser estudada a viabilidade de uma edição em papel.

A APEE deixa aqui o desafio a pais e professores, para jogarem o jogo "Planeta Matemático" em casa, com os seus filhos - e/ou na escola, na sala de aula, com os alunos.

1 comentário: