terça-feira, 3 de dezembro de 2013

INOVA: empreendedorismo nas escolas (concurso 2013-2014)


Concurso de Ideias INOVA!

O BIS - Banco de Inovação Social, promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa em parceria com várias entidades, lança o desafio às escolas de concorrer ao concurso de ideias INOVA!, numa nova edição para o ano letivo de 2013-2014 que integra, pela primeira vez, o 1º ciclo do ensino básico.

O que é?

O INOVA! visa estimular o empreendedorismo e a cultura empreendedora nas escolas, incentivando os jovens a desenvolverem ideias criativas que constituam uma solução para qualquer necessidade ou problema e que possam traduzir-se em projetos inovadores nas mais variadas áreas: científica e tecnológica, empresarial, social, ambiental, entre outras.

O Regulamento do concurso está disponível aqui.


Prémios!

Este ano, os prémios (que interessam à Raúl Lino, ou seja, os que são dirigidos ao 1º Ciclo) são:

Prémio INOVA Atitude, que valoriza a melhor solução para um problema da escola, identificado pelos alunos e que revele uma atitude empreendedora.
              
Prémio INOVA Criatividade, que valoriza o projeto mais criativo ao nível de novas ideias, novas soluções ou novas maneiras de combinar recursos.

Prémio INOVA Social, que valoriza a elaboração de uma resposta inovadora a uma necessidade identificada, com valor e impacto social, e potencialmente sustentável.

Prémio INOVA 2014, para o melhor projeto, a nível nacional, que será eleito a partir dos projetos premiados nas várias categorias pelas equipas finalistas presentes na Final Nacional do concurso.


Candidaturas!

A formalização das candidaturas deverá ser realizada em formulário próprio, disponível aqui (sendo obrigatória a identificação do Prémio a que cada equipa se está a candidatar).


Critérios de Avaliação!

A avaliação das candidaturas terá por base os seguintes critérios:
  • Inovação e Criatividade
  • Viabilidade
  • Envolvimento da comunidade
  • Planeamento e organização
  • Potencial do impacto social
  • Potencial do impacto económico
  • Comunicação

Fases do Concurso!

O concurso desenvolve-se nas seguintes fases:

1. Formação de equipas em cada Escola e identificação dos projetos e dos Prémios a que se irão candidatar (cada equipa só pode concorrer com um projeto): até Fevereiro de 2014;

2. Elaboração da proposta e formalização da candidatura, através do preenchimento de formulário próprio disponível para download: até ao dia 3 de março de 2014;

3. Eliminatórias Regionais (análise e avaliação das candidaturas pelo júri regional): entre 22 e 28 de abril de 2014;

4. Final Nacional (com avaliação dos projetos finalistas apurados nas eliminatórias regionais e seleção dos vencedores nos vários prémios, pelo júri nacional): 6 de junho de 2014.


Candidatura da Escola!

Em paralelo, as Escolas podem ainda candidatar-se ao Prémio INOVA! Escola, um prémio a atribuir à instituição que evidenciar maior dinamismo na promoção de uma cultura empreendedora. Esta candidatura deve ser formalizada em formulário específico, disponível aqui.

Os prémios são monetários, no valor de 500 €, excetuando o prémio nacional, no valor de 1.000 €.

A APEE irá colaborar na promoção desta iniciativa, procurando contribuir para a sedimentação de uma cultura empreendedora entre os alunos da EB1 Raúl Lino.

Sem comentários:

Enviar um comentário